Técnica Pomodoro - Gestão do Tempo

Desenvolvida pelo italiano Francisco Cirillo, em 1980, a técnica Pomodoro é um excelente método de gestão do tempo, que pode ser aplicado não apenas nos estudos, mas nas atividades laborais também.

Pomodoro nada mais é que tomate em italiano. Cirillo escolheu esse nome, pois utilizava um timer em forma de tomate que tinha na sua cozinha para cronometrar os seus estudos. Esse timer contabilizada exatamente 25 minutos; quando o timer apitava, Cirillo descansava 5 minutos. Não muito tarde, percebeu a potencial ferramenta que havia desenvolvido e que hoje é utilizada por muitas pessoas.

Trata-se de uma metodologia eficaz, principalmente para aqueles que sofrem de ansiedade e dificuldade de concentração decorrente do cansaço diário ou, inclusive, pela constante procrastinação.

 

Tomato Timer

Para aplicar a técnica Pomodoro, você precisará de um cronômetro. Eu costumo utilizar um gratuito disponível neste link. Chama-se Tomato Timer e é muito interessante, pois já tem cronômetro definido para 25 e 5 minutos, tempos que utilizaremos na referida metodologia. Há, também, alguns aplicativos disponíveis para download no Play Store que lhe permitem até mesmo criar um cronograma de estudos. Eu sugiro o Tomato Planner, pois possui uma interface clean, permite a criação de uma lista de tarefas, além de oferecer ferramente de controle estatístico.


 

Você vai precisar de:

  • Um timer;

  • Uma caneta;

  • Uma lista de tarefas (no excel, na agenda, no aplicativo, tanto faz).

 

Como funciona a técnica Pomodoro?

A técnica ensina dividir uma determinada tarefa em 4 blocos. Cada bloco corresponderá a 25 minutos; ao término de cada um deles, você descansa 5 minutos.

O ciclo deverá ser repetido até que se complete 2 horas da técnica. Ao completar as 2 horas, você descansará 30 minutos.

Ao término de cada tarefa, tique-a e anote ao lado quantos Pomodoros foram necessários para concretizá-la.


Veja o esquema a seguir para compreender melhor:

Atenção!

Enquanto você estiver no período da tarefa, é importante que você não se distraia com nada. Se for possível, deixe o seu celular em modo avião e só o ative no momento do descanso.

 

Descansar é essencial

Descansar inclui realizar qualquer atividade que lhe proporcione conforto, como ouvir uma música, deitar, dar uma olhadinha no seu WhatsApp, acessar suas redes sociais. Só não vale tentar ver um pedaço da sua série favorita, ok? Os 5 minutos virariam 5 horas facilzinho, facilzinho...

O descanso é essencial para que você relaxe sua mente e oxigene o seu cérebro. Ao retomar os estudos com a sua consciência repousada, sua mente será capaz de se reorganizar e internalizar com maior clareza o conteúdo em estudo.

 

Interrupções no decorrer dos 25 minutos

A técnica Pomodoro também compreende que você anote sempre que alguém interrompe a sua atividade. Você também deve anotar sempre que a interrupção ocorrer por alguma razão advinda de você mesmo (normalmente, nós somos responsáveis pela maioria das interrupções). Esse tipo de controle fará com que você consiga perceber com maior clareza o que atrapalha a sua concentração e a relevância dessas ocorrências. Com isso, você aumentará a sua capacidade de autocontrole, haja vista que o seu subconsciente já trabalhará em oculto para combater o foco que ocasiona as tais distrações.


 

Regule o seu timer de acordo com as suas necessidades

Você não precisa obrigatoriamente utilizar 25 minutos para o seu Pomodoro. Há quem consiga manter foco total nas suas atividades em tempos mais extensos. Às vezes, por exemplo, a disciplina a ser estudada é tão prazerosa que uma hora de estudos flui lindamente. Nesse caso, crie os seus Pomodoros de acordo com a sua necessidade de concentração e disposição para com o tema em pauta. Para disciplinas prazerosas, Pomodoros longos; para disciplinas menos prazerosas, Pomodoros de 25 minutos; e por aí vai.

 

Benefícios da Técnica Pomodoro

  • Aumento da concentração;

  • Controle das atividades realizadas e quanto tempo foi investido;

  • Aumenta o foco e a produtividade;

  • Favorece a motivação;

  • Alivia a ansiedade;

  • Otimização do tempo.

 

Deixo este vídeo aqui do canal Na Prática que é muito esclarecedor!

 

E o que você achou dessa técnica? Já conhecia? Divida conosco a sua experiência! =D


#concurseiros #concurseiras #dicasdeestudo #euvoupassar

170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo